Validação de Formulários com JQuery – Plugin Atualizado

Esse Post foi movido para :

http://clares.com.br/2012/06/02/validacao-de-formularios-com-jquery-plugin-atualizado/

Desculpe pelo transtorno, aproveite para assinar o novo blog.

 

Marcado:, ,

39 pensamentos sobre “Validação de Formulários com JQuery – Plugin Atualizado

  1. Rafaela S. Sacconi junho 3, 2012 às 11:13 pm

    Daora, vou usar o plugin nesta semana! \o/

  2. Silmar junho 5, 2012 às 1:28 am

    Caro Rafael, boa noite! Sou estudante e pretendo estudar a linguagem Java para desenvolver um aplicativo para uso particular. Porém, os dados que irei utilizar neste programa são baixados da internet pelo MÉTODO POST. Como não pretendo estudar Html por enquanto, você estaria interessado em me ajudar a baixar esses dados da internet em xml para que eu possa utilizá-lo posteriormente no meu sistema? Veja os dados que pretendo baixar nesta página: http://www.cvm.gov.br/Port/DownloadArqs/download02.htm
    Não achei seu e-mail, por isso faço a proposta por aqui. Muito obrigado.

    • Rafael Clares junho 5, 2012 às 5:07 pm

      Silmar, não entendi muito bem sua dificuldade!
      Parece que você quer configurar esse sistema que está disponível para download, é isso?

  3. Potter junho 12, 2012 às 4:02 pm

    Rafael, Parabens, esse codigo é muito bom, mais agora eu tenho um pequeno probleminha, esse codigo funciona para select box? pq eu testei aqui e nao funcionou… voce sabe(caso nao esteja funcionando) o que pode ser acrescido para valida-lo?

    Abç e parabens!!

    • Rafael Clares junho 12, 2012 às 4:24 pm

      Fala Potter, cara tem sim, basta adicionar o class=”required” no select, no entanto, o primeiro option deve conter o value=””, exemplo:

      <p>
      <label>Combo:</label>
      <select name="combo" id="combo" class="required">
      <option value="">Selecione um item na lista</option>
      <option value="0">AA</option>
      <option value="1">BB</option>
      </select>
      <span>Selecione um item</span>
      </p>

      O primeiro option tendo o value=”” será validado normalmente para o caso do campo obrigatório;

      • Potter junho 12, 2012 às 4:44 pm

        Vlw!!
        Funcionou!

  4. Denis Zago junho 13, 2012 às 1:00 pm

    Olá Rafael, Obrigado pelo Post, é muito útil.

    Gostaria de saber se usando esse mesmo componente consigo checar se o E-mail sendo digitado já está adastrado em meu banco de dados?

    Obrigado pela atenção.

    • Rafael Clares junho 14, 2012 às 8:46 pm

      Denis, para isso é preciso criar uma rotina em ajax/jquery para fazer a verificação no banco, infelizmente o plugin só valida os valores digitados e não faz consultas no banco. Abs

    • Orlando agosto 30, 2012 às 1:20 pm

      Parabéns. Muito bom o plugin!

      Testei no IE7 e não funcionou, tem alguma coisa que eu possa fazer?
      Att

      • Rafael Clares setembro 5, 2012 às 5:06 pm

        Orlando, cara não tenho IE7, vou tentar instalar, eu havia testado no IE8/9 mas não no 7. Maldito IE hahahaha vou ver o que consigo e atualizo o script; abraços e obrigado por reportar

      • Rafael Clares setembro 17, 2012 às 7:51 pm

        Alterei o código e testei através de um emulador do próprio IE9, não tenho certeza de estar funcionando, teste novamente em http://clareslab.com.br/learn/valida/
        e se estiver funcionando faça novamente o download os fontes, depois abra o arquivo leia-me, um trecho relacionado ao botão submit mudou e está explicado no leia-me.

  5. Marcio junho 14, 2012 às 7:46 pm

    Campo telefone tem como?

    • Rafael Clares junho 14, 2012 às 8:45 pm

      Marcio, tem sim, atualizei o arquivo, faça novamente o download, no index.html já está incluso o exemplo fone;
      abs

      • Marcio junho 14, 2012 às 9:10 pm

        Rafael muitíssimo obrigado, eu tinha acabado de descobrir, seu script é muito fácil, e muito bom. Para falar a verdade é o mais elegante, simples que eu já usei. Parabéns …

        Como sugestão, para ficar bem completo, incluir validação de CNPJ, PIS.

      • Rafael Clares junho 14, 2012 às 9:42 pm

        Valeu Marcio, adicionei a validação CNPJ como sugeriu. Depois, com mais calma irei incluir outras validações. Abs
        http://clareslab.com.br/learn/valida/

  6. Marcio junho 14, 2012 às 9:56 pm

    Rafael, muito obrigado. Virei seu fã. Valeu mesmo. Parabéns pelo site.

  7. Fernando julho 10, 2012 às 3:57 pm

    tem como fazer a validação em tempo real?

    • Rafael Clares julho 16, 2012 às 7:29 pm

      Fernando, em tempo não dá!

  8. Sara julho 12, 2012 às 1:21 pm

    Muito bom esse post, show de bola vai ser muito util para todos nós.

    uma perguntinha, essa validação pode ser feita enquanto o usuario digita?

    Valeu até mais

    • Rafael Clares julho 16, 2012 às 7:32 pm

      Sara, não dá com esse script, talvez eu faça outra versão trocando para validar no evento ‘onchange’!

  9. Edilson Dantas julho 18, 2012 às 2:23 pm

    Rafael bom dia. Parabéns pelo script muito bom mesmo.
    Mas estou iniciando agora com Javascript e gostaria de saber se tem como e até mesmo se você pode me ajudar. Teria como fazer validação de um Radio Button e um Checkbox e aparecer a mensagem como os outros?

    Obrigado

    • Rafael Clares agosto 1, 2012 às 3:47 pm

      Edilson, infelizmente nessa versão creio não ter mas vou providenciar e te aviso ok;

  10. livi.monte@gmail.com agosto 8, 2012 às 3:08 pm

    Parabéns pela iniciativa!
    Acho você não precisa colocar o evento no onkeypress, se você chamar o evento de validação no evento onblur já deve melhorar muito seu script.
    Clicar a todo momento no botão de validar é muito chato, nenhum usuário faz isso.
    Ex:

    $(document).ready(function () {
    $(“#f1 input[type=text], #f1 input[type=password], #f1 select”).blur(function () {
    $(“#f1”).submit();
    });
    });

  11. João Moura agosto 15, 2012 às 2:12 am

    Estava a passear na net à deste tipo de plugins e deparei-me com o teu.
    Muito bom mesmo.
    Já agora tens aqui um blog com informação bastante util.
    Vou fazer follow. Matem o bom trabalho, e se quiseres podes vir ver o meu blog tambem :)

  12. JEan setembro 4, 2012 às 3:37 pm

    Não roda no IE – fica todo desconfigurado

    • Rafael Clares setembro 5, 2012 às 5:03 pm

      JEan, qual versão do IE? Para eu simular o problema e corrigir!

  13. Felipe Zunino setembro 11, 2012 às 10:36 pm

    Rafael Muito Bom seu Plugin Porém no IE8 não está rodando tem algo que eu posso fazer ?

    • Rafael Clares setembro 12, 2012 às 1:32 am

      Cara, to sem IE8, tem como você dizer a mensagem que aparece na barra de status (triangulo amarelo do IE) ? Talvez assim eu possa reparar; vlw

  14. fernanda setembro 14, 2012 às 3:44 pm

    algum movidade sobre funcionar no IE7 ?
    aqui não funcionou

    • Rafael Clares setembro 14, 2012 às 4:01 pm

      Fernanda, enquanto ninguém tiver a disposição de ver a mensagem de erro (que geralmente aparece na barra inferior do browser junto com um triângulo amarelo que indica erro JS) e me informar vai ficar sem novidade. Eu não tenho IE7 e não vou instalar ele na minha máquina; Vamos ver quando aparece um fi-di-Deus para informar o erro;

      • Jonathan setembro 17, 2012 às 3:55 pm

        Gostei muito do Plugin :) e Rafael Clares.. procure um programa chamado IEteste eu usei e é muito bom ele emula os diferentes versões do IE é ótimo pra testar a compatibilidade…

      • Rafael Clares setembro 17, 2012 às 7:50 pm

        Jonatan, alterei o código e testei através de um emulador do próprio IE9, não tenho certeza de estar funcionando, teste novamente em http://clareslab.com.br/learn/valida/
        e se estiver funcionando faça novamente o download os fontes, depois abra o arquivo leia-me, um trecho relacionado ao botão submit mudou e está explicado no leia-me.

  15. Rafael Clares setembro 17, 2012 às 7:52 pm

    Pessoal, alterei o código e testei através de um emulador do próprio IE9, não tenho certeza de estar funcionando, teste novamente em http://clareslab.com.br/learn/valida/
    e se estiver funcionando faça novamente o download os fontes, depois abra o arquivo leia-me, um trecho relacionado ao botão submit mudou e está explicado no leia-me.

  16. Caique Ghiraldi (@caique_ghiraldi) setembro 20, 2012 às 2:41 am

    Tem que fazer alguma alteração para funcionar no Chrome?

    • Rafael Clares setembro 20, 2012 às 11:07 am

      Você testou?
      Se testou e não funcionou informe o erro (Ctrl+ Shift + J mostra o console com mensagens)
      De toda forma, no meu chrome está ok;

      • Caique Ghiraldi (@caique_ghiraldi) setembro 24, 2012 às 1:08 pm

        Sim testei, o que acontece é que não valida nada, baixei o arquivo e descompactei e sem modificar nada o index quando é rodado no Mozila funciona e Chrome não.

      • Rafael Clares setembro 24, 2012 às 1:22 pm

        Caique e você baixou essa versão nova que coloquei? Digo, depois que você postou sua dúvida eu fiz umas alterações no script;
        Coloca o seu HTML no pastebin.com e me manda o link para eu ver! Abs

  17. Gustavo outubro 16, 2012 às 4:09 pm

    Cara, preciso de uma informação, ja que vc manja disso..

    $(document) .ready(function(){
    $(“#form1”) .validate({
    rules:{
    nome:{required:true, minlength: 10},
    senha:{required:true}
    },
    messages:{
    nome:{required: “O campo nome deve ser preenchido!”, minlength: “Mínimo de 10 caracteres!!”} },
    senha:{required: “O campo senha deve ser preenchido!”
    },
    });
    });

    tenho este codigo jquery, quando vou validar meu form essas MESSAGES aparecem embaixo de minha textfield, é possivel eu colocar elas em uma determinada posição do formulário??

    Desde já agradeço!!
    Vlw

    • Rafael Clares outubro 16, 2012 às 4:19 pm

      Cara, você precisa ver isso na página do cara que fez o plugin.

Os comentários estão desativados.

