jQuery – Calcular produtos/valores do formulário

Esse Post foi movido para :

http://clares.com.br/2011/05/11/jquery-calcular-produtosvalores-do-formulario/

Desculpe pelo transtorno, aproveite para assinar o novo blog.

Marcado:, , ,

34 pensamentos sobre “jQuery – Calcular produtos/valores do formulário

  1. Vagner Guedes maio 11, 2011 às 3:29 pm

    Seria de grande proveito, se eu soubesse php, hahahah, eh nois irmao.

    • Rafael Clares maio 11, 2011 às 7:56 pm

      Hahaha é só trocar o calculo.php por calculo.aspx só tem 4 linhas mesmo hehehehe.
      Abs irmão, até mais.

  2. Darlan julho 13, 2011 às 8:40 pm

    Me diz uma coisa se eu tiver um formulario maior, onde eu some várias linhas, eu mudo a quantidade de arrays?
    Eu sou noob em php e estou apanhando justamente nisso

    • Rafael Clares julho 13, 2011 às 8:43 pm

      Darlan, exatamente isso!
      Se você adicionar no formulario o produto_x você precisa adicionar no array.
      Ex:

      No array:

      ‘produto_x’ => 10.50

      Em outra oportunidade farei esse exemplo com BD ao invés de Array.

      Abs

  3. Darlan julho 14, 2011 às 10:23 am

    Bom dia Rafael, eu acho que me expressei errado, é que eu estou com um problemão aqui que é este aqui http://www.anuskaconfeccoes.com.br/pedido_representantes.php e queria saber se com o script que vc montou daria para fazer isso ou eu teria que alterar muito.

    • Rafael Clares julho 14, 2011 às 2:17 pm

      Rapaz, a resposta é a mesma!
      Sim o script faz isso, você precisa adicionar mais indices no array (nomes e valores).
      Os indíces devem possuir os nomes dos campos do formulário, como no exemplo do post.

  4. Darlan julho 14, 2011 às 3:45 pm

    Vlw, vc é fera mesmo, eu vou tentar aqui e postarei o resultado, vou deixar de ser um noob hehehehe, muito o brigado mesmo por responder

  5. luiz agosto 30, 2011 às 1:00 am

    Se eu quiser que o usuário mesmo digite o valor do produto como que faço?

    • Rafael Clares agosto 30, 2011 às 5:20 pm

      Terá que adicionar o campo valor e receber esse valor do campo no array onde originalmente estão os valores.
      Você terá que criar um array a partir dos campos com os valores dos produtos.;

      array ( ‘produto_1_valor’ => $_POST[‘produto_1_valor’])

      supondo que produto_1_valor é o campo que adicionou no formulário para inserção do valor e o array criado no local do array que contém os preços fixos.

  6. Helder Smith outubro 29, 2011 às 4:16 pm

    E no caso de funcionar como select ao invés do input, como seria? Por exemplo eu vi que passar os dados pelo input, só que eu precisaria jogar por seleção no caso de vários produtos, tentei mudar a parte input por select mais não tive resultado. Eu vi que funciona bem até com o radiobuton, mais o selection tem ao invés de input option e aí não adiciona o valor. Agradeço por uma sugestão e parabéns pelo script. meu email: hospdesigner@gmail.com

    • Rafael Clares outubro 29, 2011 às 8:10 pm

      Helder, nesse caso você pode criar o select normalmente, acontece que o nome/id do select deve estar contido também no calculo.php que possui os nomes dos campos!

      • Helder Smith outubro 29, 2011 às 8:49 pm

        Olá Rafel obrigado pela resposta amigo, mais me perdi aqui porque por exemplo, estou usando está função não para contar por quantidade e sim por produto.

        Neste caso meu código ficou assim.

        http://vargasinformatica.com.br/monte-seu-pc/ Está sem layout sem nada só para amostra. Só que por exemplo isso é para amostra em um pc e não acesso a todos na net. Só que com o select ficaria menor a página devido a quantidade de produto a escolher.

        No meu caso ficou assim.

        $valor = array(
        ‘Monitor_20_sansung’ => 650.00,
        ‘Monitor_18_sansung’ => 590.00,
        ‘Monitor_15_sansung’ => 520.00,
        ‘Processador_intel_dual_core’ => 325.00,
        ‘Processador_intel_quad_core’ => 420.00,
        ‘Impressora_hp_multfuncional_fax’ => 350.00
        );

        Só que com o select que eu usei assim.

        Escolha o Monitor
        Monitor Sansung 20″
        Monitor Sansung 18″
        Monitor Sansung 15″

        Ele não contabiliza. O que vi é que ele pega tudo que vem do input, só que não consegui pelo select.

        Eu coloquei o nome e id do select como produto que é o mesmo nome do form. Só que não entendi a parte de incluir no array acima, como ficaria, poderia me mandar pelo menos uma amostra, usando os dados acima.

        Fico grato pela ajuda.

        Att

        Helder Smith

      • Helder Smith outubro 29, 2011 às 8:51 pm

        01 = O select não pegou aqui, estou tentando colocar novamente:

        02 =
        03 = Escolha o Monitor
        04 = Monitor Sansung 20″
        06 = Monitor Sansung 18″
        08 = Monitor Sansung 15″
        10 =

        vamos ver se agora aparece.

        aguardo…

      • Helder Smith outubro 29, 2011 às 8:53 pm

        Acho que só tirando algumas tags, apague os comentários que não deram certo o select por favor.

        select name=”produto” class=”VariationSelect” id=”produto” style=”width: 246;height:22″
        option value=””>Escolha o MonitorMonitor Sansung 20″Monitor Sansung 18″Monitor Sansung 15″</option
        select

      • Rafael Clares outubro 29, 2011 às 8:56 pm

        Então cara, mas se você não setar os “value” do option não vai aparecer nada mesmo mesmo
        option value=”produto X”
        option value=”produto Y”

        Testa ai com value no option pra ver

  7. Helder Smith outubro 31, 2011 às 3:26 am

    Gostaria de Agradecer ao grande amigo Rafael Clares, pela ajuda na modificação do script em questão. Parabéns pelo blog. Continue assim. Obrigado mesmo.

  8. Aline novembro 10, 2011 às 3:56 am

    Olá Rafael gostei de seus posts.. sou um pouco leiga no assunto estou aprendendo agora… adorei esse exemplo.. mais estou com a mesma dúvida do colega acima.. o usuário deverá digitar o preço do produto, no caso é somente um produto .. só que não estou conseguindo “pegar” o valor digitado pelo usuário =/..
    Veja meu código

    Quantidade de Plantas:

    Valor Muda (Unidade):

    …..

    calculo.php

    $preco = $_POST[‘preco’]; //o post não tem nadaa =/

    $valor = array(
    ‘quantidade’ => $preco,

    );

    Obrigada

    • Rafael Clares novembro 15, 2011 às 2:53 pm

      Aline, me mande o código em rafadinix@gmail.com para eu ver como está.
      Tente explicar no e-mail o que deveria acontencer.
      Ah, não respondo dúvidas por email, nem os abro. Apenas envie o código para eu ver ok
      Até logo,

  9. Aline novembro 20, 2011 às 2:41 pm

    Rafael obrigada pela ajuda.. Já mandei o código modificado no seu email…

    de como “deveria acontecer”.

    O raciocínio é simples mais não consigo fazer…

    No seu exemplo definimos o preço do produto no próprio código.

    Ex: ‘produto_1’ => 3, (três seria o valor que vou atribuir ao preço do produto_1)

    Gostaria de ao invés de atribuir um valor fixo para o produto_1 que eu atribuísse o valor digitado pelo usuário na na input preco.

    Obrigada pela ajuda!

  10. Aline novembro 30, 2011 às 3:50 pm

    Rafael era exatamente isso!
    Obrigada pela ajuda! TCC salvo por você nos 45 min do segundo tempo!
    =)

  11. metropoledigitalon abril 28, 2012 às 9:14 pm

    opa amigo tudo bem? como seria para pegar estes valores escolhidos e somados pelo usuário para um email?

    desde já agradeço…flw

    • Rafael Clares maio 1, 2012 às 3:40 pm

      Olá, de uma procurada no blog por “enviar email” ok ;

      • Helder Smith maio 1, 2012 às 5:53 pm

        Amigo Rafael, gostaria de saber se é possível fazer multiplicação ao invés de soma, por exemplo. Tenho uma lista de produtos com determinados preços, preciso que faça a multiplicação do valor do produto x a quantidade x porcentagem = valor total . Acha qe é possível isso com php. Se sim sabe me dá uma dica. Grato

      • Rafael Clares maio 2, 2012 às 4:25 am

        Helder, mas é isso que o sistema faz, você precisa mudar alguns parâmetros no calculo.php para ficar de acordo com o que você deseja mas no geral ele multiplica a quantidade de produtos x preço;
        O que acontece é que após multiplicar quantidade x preço ele efetua também a somatória no final; Dê uma olhada com calma que irá entender!

  12. leomuniz1 maio 13, 2012 às 12:44 pm

    Cara, me desculpe, sou um bocado leigo no assunto.
    Gostaria de saber como enviar as quantidades de cada produto, e a soma total por e-mail. Olhei lá o tópico enviando e-mail, mas não entendi como fazer a junção de um com o outro. Pode me ajudar?

    • Rafael Clares maio 14, 2012 às 5:46 pm

      Leo, infelizmente é preciso ter algum conhecimento em PHP para unir os scripts.

  13. thiagonzo maio 29, 2012 às 4:31 am

    Gostei muito do script. Tava tendo dificuldades para fazer isso com input. Tem como acrescentar um campo de desconto. Ele pegaria o valor total e calcularia o desconto e mostraria em outro campo. O valor do desconto eu seleciono num select ou digito num input? Como poderia fazer isso?

    • Rafael Clares junho 5, 2012 às 5:00 pm

      Thiago, tem que adicionar o campo e alterar o calcular.php para receber os valores do campo desconto e efetuar o cálculo, é matemática básica né ?
      Você adicionar um campo com um valor que será descontado do valor total, não tem muita coisa particular da linguagem de programação, são as 4 operações básicas da matemática, não tem como errar.

  14. Angolfur Lems setembro 4, 2012 às 10:43 pm

    Primeiramente Rafael, parabéns pelo post!
    Agradeço alguma ajuda que puderes fazer sobre a dúvida que tenho, bem diversa, é que me deparei com a seguinte situação:
    A partir de seu exemplo e de outros, criei um programa que efetua um cálculo fatorial e outro que calcula Baskara.
    Ambas funcionam e retornam os valores esperados. Mas tive uma idéia, criei uma outra aplicação, uma listview, chamando estas duas aplicações.
    Ambas carregam normalmente, voltam para a tela inicial clicando no botão back, mas não calculam… :(
    Das duas uma, ou falta algo ou fiz algo errado no programa da listview.
    Obrigado, um abraço!

    • Rafael Clares setembro 12, 2012 às 1:35 am

      Fala velho, cara desculpe a demora em responder..tá corrido aqui. Cara tem como você colocar o código no pastebin e postar aqui o link para eu ver como está?
      Só imaginando pela sua descrição não consigo te ajudar, preciso ver algo;
      Abs

  15. Joao Roberto Velozo outubro 24, 2012 às 12:17 pm

    Meu amigo tudo bem? fiz todo o procedimento inclusive o download do código mas não funciona, tem algum banco de dados ou coisa parecida??? abraços joaovelozo@gmail.com

    • Rafael Clares outubro 24, 2012 às 6:50 pm

      João, “não funciona” é muito genérico, assim não consigo te ajudar!
      Tente me dizer o que ocorre, se aparece algum erro (ver erros no console de erros firefox ou chrome shift+ctrl+j);

  16. Joao Roberto Velozo outubro 25, 2012 às 4:35 pm

    XMLHttpRequest cannot load file:///C:/Users/Jo%C3%A3oVelozo/Downloads/form_calc%20(1)/myFormCalc/calculo.php. Origin null is not allowed by Access-Control-Allow-Origin.

    • Rafael Clares outubro 26, 2012 às 1:09 pm

      Nossa…. sério que está chamando um arquivo nesse caminho? numa pasta com (1) e tudo mais? Rapaz, começou mal viu.
      Cara, primeira coisa de tudo, crie seus sites, sistemas e coisas, em pastas sem espaços, acentos, estrelas, etc…
      Exemplo:
      joaovelozo/
      – calculo.php
      Começa novamente com um caminho de arquivo mais curto.
      Sei que minha pergunta pode parecer estúpida mas eu tenho que perguntar, você está usando um servidor web ou está apenas abrindo o arquivo baixado diretamente no browser?

Os comentários estão desativados.

